Tecno IT
Sobre Nós

Soluções em Segurança Física, Infraestrutura de TI, DataCenters e Cidades Digitais.

Siga a @tecnoit
 

Blog

Tecno IT / CFTV  / Tecnologia dos Sistemas de Câmeras de Vigilância Modernos

Tecnologia dos Sistemas de Câmeras de Vigilância Modernos

Você conhece o poder de uma câmera de segurança moderna?

Os tempos mudaram e a tecnologia de ponta atingiu também a área de CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Muitas vezes quando se precisava de alguma imagem de uma câmera de segurança era quase impossível reconhecer uma pessoa ou até mesmo identificar a placa de um carro. Um avanço muito interessante ocorreu quando os aparelhos de DVR (Digital Vídeo Recorder) foram lançados. Agora era possível gravar o que se passava na câmera, gravar apenas quando houvesse movimento e muitas outras funcionalidades. Atualmente, existem câmeras que não apenas captam imagens, elas podem ser consideradas computadores completos. Um exemplo disso são algumas câmeras da marca Avigilon, que são de tecnologia de ponta.

Algumas câmeras Avigilon possuem inteligência artificial e processadores potentes no próprio sistema, ou seja, são capazes de reconhecer padrões, diferenciar pessoas de objetos e seres inanimados. Essa é uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela própria Avigilon. Um importante diferencial é a integração de câmeras de outras marcas com o sistema de monitoramento Avigilon. Resumindo, se sua empresa ou instituição já possui câmeras de vigilância, você pode complementar seu ambiente com super câmeras da Avigilon sem precisar substituir todas as câmeras de outras fabricantes.

Uma câmera de vigilância de última geração é capaz de substituir várias câmeras comuns. A resolução dessas câmeras são tão potentes que é possível dividir a imagem de uma câmera em vários segmentos de imagens de qualidade alta, ou seja, ao invés de instalar várias câmeras em um local aberto, é mais vantajoso colocar apenas uma câmera de alto padrão.

Exemplo do painel de controle Avigilon

Busca e reconhecimento avançado utilizando câmeras inteligentes

Imagine uma situação em que se precisa identificar uma pessoa específica em um shopping lotado. A única informação sobre a pessoa que a equipe de segurança possui é a cor da camiseta. Em um ambiente muito grande se torna humanamente impossível conseguir localizar esse indivíduo, mas com a ajuda da tecnologia essa busca se torna muito mais fácil.

Encontre objetos ou pessoas utilizando padrões

Utilizando inteligência artificial, o sistema de monitoramento com o auxílio de softwares específicos podem localizar, por exemplo, um indivíduo com camiseta vermelha. Basta acessar a central de controle de vídeos e solicitar a busca por pessoas que possuem aquela aparência específica.

Busca por aparência

Quais locais precisam de câmeras inteligentes?

Aumentar a segurança é importante em todos os locais, porém existem localidades e estabelecimentos que necessitam de uma atenção especial. Confira alguns locais em que a utilização desses equipamentos é imprescindível:

  • Órgãos Públicos
  • Estabelecimentos Comerciais
  • Universidades e Colégios
  • Ruas, Rodovias e Estradas
  • Bancos
  • Aeroportos
  • Estádios
  • Transporte Público
  • Terminais e Rodoviárias
  • Shoppings

 

Conclusão

A tecnologia está avançando em favor da sociedade, portanto é importante divulgar que vários problemas, principalmente relacionado a falta de segurança, podem ser evitados. Vários locais já contam com equipamentos de vigilância de última geração, assim os frequentadores deste ambientes se sentem mais seguros e tranquilos. Um ponto interessante a ser citado, é o conceito de Cidade Inteligente, no qual abrange a inclusão de várias tecnologias em toda a cidade. A segurança das Smart Cities se torna muito maior, uma vez que sistemas inteligentes de vigilância são instalados e controlados diretamente pela força de segurança da cidade.

Nenhuma mensagem

Deixe uma mensagem