Tecno IT
Sobre Nós

Soluções em Segurança Física, Infraestrutura de TI, DataCenters e Cidades Digitais.

Siga a @tecnoit
 

Blog

Tecno IT / Data Center  / Como garantir a segurança de seu Data Center?

Como garantir a segurança de seu Data Center?

Como você protege seus dados?

Com o advento da tecnologia, as empresas substituíram as grandes salas de arquivos cheias de papel por informações guardadas em computadores. Essa atitude é considerada mais sustentável, uma vez que economiza gastos com materiais impressos ajudando a preservar a natureza. Com o passar do tempo, a quantidade de informação armazenada foi se tornando cada vez maior. Os servidores e storages comuns não eram suficientes para armazenar e processar toda essa informação, então várias empresas com um porte maior precisam do seu próprio Data Center. Além da escalabilidade, os Data Centers são mais seguros que as formas tradicionais de armazenamento e processamento de dados.

O maior bem da atualidade é a informação.

Em muitos casos, a parte mais valiosa de uma empresa são os dados que foram coletados durante toda a existência do negócio. Perder todos os dados de uma empresa pode levá-la à falência, portanto manter a segurança dos dados se torna essencial.

Como manter seu Data Center seguro?

Existem várias formas de aumentar a segurança dos dados do seu Data Center. Partimos da premissa que o ambiente físico do Data Center deve ser protegido contra desastres, falhas e invasões. A nível de software e equipamentos, seu ambiente deve permitir escalabilidade, contingenciamento e rotinas de backup.

Local Físico

A primeira etapa para garantir a segurança de seus dados é escolher um local adequado para construir seu Data Center. Um local com alto grau de ocorrência de desastres naturais como furacões, terremotos e inundações devem ser evitados ao máximo. O Brasil nesse quesito é um local privilegiado por conta da ausência de furacões e terremotos.

Sala Segura

A sala onde o Data Center é construído deve ser uma sala especial. A chamada Sala Segura deve possuir painéis blindados e estrutura reforçada. A sala por completa é resistente a invasões por perfuração de parede, resistente a desmoronamento e resiste a incêndios.

Temperatura

Os equipamentos dissipam muito calor quando estão trabalhando, portanto um sistema de refrigeração especial deve estar presente no Data Center. A climatização do ambiente do Data Center deve ser configurada da maneira correta com equipamentos específicos para este fim. Todo esse cuidado com a temperatura do ambiente previne o superaquecimento dos equipamentos. Caso ocorra esse superaquecimento, equipamentos podem queimar, dados serão perdidos e o Data Center pode parar de funcionar de maneira correta, acarretando a prejuízos para a empresa.

Controle de Acesso

Dentro do seu Data Center vão estar dados sensíveis relacionados a sua empresa, portanto é importante que apenas pessoa autorizadas tenha acesso a esse ambiente. Um sistema de Controle de Acesso nas portas que dão acesso ao Data Center é praticamente obrigatório em todos os casos. Muitas vezes apenas uma chave não é suficiente, pois é passível de arrombamentos. O ideal é que as entradas e o interior do Data Center possuam vigilância por câmeras de segurança (CFTV). O acesso pode ser dado por cartões inteligentes ou acesso biométrico, uma vez que a segurança e confiabilidade desses meios de acesso é maior.

Escalabilidade

A segurança dos dados também é feita garantindo que o sistema não irá parar de funcionar. Com o passar do tempo a quantidade de dados e a necessidade de mais processamento aumenta, e consequentemente, a necessidade de inclusão de mais equipamentos no Data Center se faz necessária. Para evitar gargalos no sistema que podem acarretar em perda de dados, o seu Data Center deve permitir a escalabilidade. Ele deve ser projetado de uma maneira que novos equipamentos podem ser adicionados ao longo do tempo de acordo com a necessidade da empresa.

Contingência

Data Centers certificados e projetados de maneira correta possuem uptime de praticamente 100%. Isso é possível graças ao sistema de contingência instalado neste ambiente. A contingência energética é realizada com a utilização de quadros de energia diferentes e independentes, uma vez que quando uma fonte energética deixa de funcionar, a outra entra em ação. Esse procedimento é imperceptível e é realizado de forma automática. Outro ponto importante é a contingência de equipamentos. Seu Data Center deve ser projetado de maneira que se algum equipamento falhar, outro equipamento irá conseguir suprir toda a demanda até a completa substituição do equipamento com defeito.

Backup

As rotinas de backup devem ser bem definidas de acordo com o seu negócio. É importante realizar o backup dos dados de mais de uma maneira, assim garantindo que se uma das modalidades falhar, a outra esteja totalmente funcional. Uma boa opção é o espelhamento (RAID) aumentando a segurança e desempenho de processamento.

Como gerenciar o Data Center

Para se ter a garantia de segurança dos dados, um gerenciamento adequado é essencial. A infraestrutura dotada de hiperconvergência simplifica as operações de TI e centraliza todo o gerenciamento de uma infraestrutura complexa em uma única interface. Confira mais informações sobre infraestrutura hiperconvergente na nossa página de soluções TIT Data Centers.

Nenhuma mensagem

Deixe uma mensagem