Tecno IT
Sobre Nós

Soluções em Segurança Física, Infraestrutura de TI, DataCenters e Cidades Digitais.

Siga a @tecnoit
 

Blog

Tecno IT / Cidade Inteligente  / Cidades Conectadas

Cidades Conectadas

A tecnologia possibilita o desenvolvimento de uma verdadeira cidade digital e conectada, viabilizando diversos serviços públicos e privados, além da construção de uma sociedade com livre acesso à informação.
Para o Brasil ter um ganho significativo na qualidade dos serviços públicos e melhorar a sua competitividade com uma economia inovadora, é necessário intensificar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e garantir infraestrutura digital de qualidade.
O que seria, na prática, uma sociedade digital e conectada?

Uma cidade conectada agrega os aspectos tecnológicos aos sociais com o objetivo de melhorar as condições de sustentabilidade e qualidade de vida da população. O conceito de inteligência das cidades vem da convergência entre as necessidades dos cidadãos (saúde, educação, segurança, mobilidade, entretenimento, sustentabilidade, dentre outros) e a aplicação de ferramentas tecnológicas que suportem essas necessidades.

Por exemplo, uma queixa sobre um ponto de alagamento. É preciso que a administração municipal não só alerte a Defesa Civil sobre o problema emergencial envolvido na questão e dê uma resposta imediata ao cidadão, mas também incorpore a informação de forma a tomar atitudes que venham a prevenir que aquele alagamento aconteça novamente.

Quais são os desafios para as cidades brasileiras tornarem-se verdadeiramente digitais e conectadas?

  • Colaboração, estratégia e financiamento
  • Seleção de uma plataforma
  • Comunicação
  • Segurança e privacidade

Como construir uma sociedade com livre acesso à informação?

Esse tipo de tecnologia e a instalação de sensores de monitoramento, auxiliam na otimização dos recursos e na diminuição dos danos em situações emergenciais e para isso é necessário que a sociedade esteja completamente conectada.

Portanto, é de extremamente importante que toda a infraestrutura necessária para que essas ações sejam possíveis seja implantada por uma empresa séria, ética e que tenha compromisso com a sociedade.

Quais Problemas Podem ser Resolvidos?

Falta de Segurança

Uma cidade totalmente conectada promove a interligação entre os órgãos públicos, agilizando as tomadas de decisões e intervenções de segurança em momentos de necessidade aumentando consideravelmente a segurança dos cidadãos.

Falta de Mobilidade

A facilidade de comunicação pelas redes instaladas na cidade inteligente economiza necessidades de deslocamento de grandes distâncias, otimizando a eficiência e tirando a necessidade de muitos veículos nas ruas.

Problemas Ambientais

Cidades Inteligentes promovem um maior cuidado com o meio ambiente. Várias iniciativas inteligentes são realizadas nas áreas de gestão de resíduos, gestão da água e eficiência energética em casas e edifícios.

Essa conexão é uma via de mão dupla importantíssima. Da mesma forma que o serviço público fornece informações também tem que receber o feedback, para mitigar e prevenir problemas que possam surgir. É disso que se trata uma cidade conectada, a capacidade de se adaptar e solucionar facilmente os diversos problemas.

Nenhuma mensagem

Deixe uma mensagem