Sistema de mobilidade inteligente dentro das cidades

3 tendências tecnológicas e estratégicas para 2018
5 de dezembro de 2017
O acesso à internet é o novo indicador de desigualdade
20 de dezembro de 2017

Sistema de mobilidade inteligente dentro das cidades

Sistema de mobilidade – Não existe um meio de transporte ideal dentro das cidades, seja carro, moto, metrô, ônibus, bicicleta, todos devem ser complementares e integrados.

Essa é uma tendência mundial que o Brasil precisa pensar mais a respeito e buscar formas de tornar todos os meios seguros, práticos e eficientes dentro do meio urbano.

Na população brasileira, o tempo gasto no trânsito é um dos maiores transtornos, principalmente em São Paulo, segundo uma pesquisa do Ibope em 2016, a maioria dos paulistas ficam em média 2h58min por dia parados no trânsito.

Já em cidades europeias como Madrid e Berlim esse tempo cai para 61 minutos.

E também, no Brasil a cada ano que passa o deslocamento por bicicletas aumenta, em 2004 que estava em 1,3 bilhão passa para 2,6 bilhões em 2014, segundo a (ANTP- Associação Nacional de Transportes Públicos).

Na região metropolitana de São Paulo, o índice de mobilidade (número de viagens que cada pessoa faz por dia) aumentou 12% nos últimos cinco anos.

No mesmo período, a população cresceu 2%. Isso significa que as pessoas estão se movimentando mais, o que exige mudanças.

Por esse motivo é fundamental uma infraestrutura adequada dentro das cidades, unindo tecnologia, meios de transporte e um planejamento estratégico.

Vale ressaltar que é importante entrar na conta da mobilidade uma política adequada de desenvolvimento e planejamento urbano.

Os novos empreendimentos, por exemplo, devem considerar as necessidades de deslocamento da população e buscar meios que tornem o processo mais prático, rápido e eficiente.

A Tecno It é uma empresa que apoia e participa de projetos inovadores que buscam uma melhor performance empresarial, social e pessoal.

 

CONTATO