Moving de Data Center

Está cada vez mais comum a realização de Movings de Data Centers nas empresas, um fenômeno que acontece por diversos fatores: aumento na base de clientes, expansão dos negócios, desenvolvimento de novos produtos, dependência do Data Center, posicionamento estratégico, reforma ou atualização tecnológica, dentre outros. É por razões como estas que um número maior de empresas precisam expandir sua estrutura de TI e realizar a movimentação de seus Data Centers.
A movimentação de um Data Center é tarefa crítica e exige planejamento, não podendo haver falhas, uma vez que as informações e os dados são os maiores bens competitivos de uma empresa, e deve-se respeitar o tempo programado para realização de cada atividade, já que os serviços não podem permanecer inativos fora da janela de manutenção programada. Para isto, a Tecno-IT possui profissionais qualificados para a missão e certificados PMI e ITIL.
Processo de Move segue as seguintes etapas:

Planejamento

Nessa etapa é feita a reunião de Kick-off para definir pontos de altíssima criticidade referentes ao projeto, como: objetivos, recursos, restrições, prazos e cronogramas. Logo após é feita uma vistoria no Data Center para o levantamento de riscos, analise de infraestrutura e documentação das características dos equipamentos afim de elaborar toda a documentação e planejar as próximas etapas.

Move

Nesta etapa é feita a movimentação dos equipamentos do Data Center. Todo o cronograma é cumprido com exatidão para que não haja danos em equipamentos ou perca de dados. A execução do processo de movimentação dos equipamentos é composta por várias fases, incluído: acompanhamento do shutdown dos equipamentos, retirada dos equipamentos do rack, desmontagem dos trilhos correspondentes caso necessário, limpeza dos equipamentos através de aspiração quando necessária, identificação dos equipamentos e trilhos, embalagem e transporte dos equipamentos para o site, instalação dos equipamentos nos racks de destino, conexão dos cabos de energia e de dados nos equipamentos, organização do cabeamento vertical nos racks.

Pós-Move

Nesta etapa é feito o acompanhamento pós-move para garantir que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente. Para isso é feito o acompanhamento do Startup dos equipamentos, acompanhamento dos testes da funcionalidade física, acompanhamento dos testes de sistema operacional e o acompanhamento do teste de conectividade.
O processo MOVE da Tecno∙IT é certificado na norma NBR ISO 9001:2008, o que implica em uma garantia de qualidade e confiabilidade para nossos clientes.